23 • julho • 2013

Cronograma Capilar – O que é e Como Fazer.


Hello pessoal!

A verdade é que eu nunca falei aqui sobre cronograma capilar, parti do princípio que vários outros blogs já falaram dele e que fazer um post sobre isso seria “chover no molhado” já que a maioria já conhece essa técnica. Semana passada recebi um email de uma leitora me perguntando o que era cronograma capilar e me pediu para fazer um post, e como pensei que poderia ajudar outras pessoas decidi falar um pouquinho.

O cronograma capilar serve para tratar o cabelo de acordo as três maiores necessidades do cabelo : água, nutrientes e proteína. Por isso o cronograma capilar é dividido em três fases : hidratação, nutrição e reconstrução.

Hidratação : Hidratação aqui será fazer reposição hídrica, ou seja colocar água dentro do cabelo. Nós usamos errôneamente a palavra hidratação para falar de qualquer tratamento capilar, mas o nome hidratação deveria ser usado apenas para tratamentos que façam reposição hídrica no cabelo. A partir de hoje passarei a usar a nomenclatura do cronograma aqui no blog e usarei o nome hidratação apenas para os tratamentos de reposição hídrica.

Nutrição : A nutrição como o nome indica nada mais é que nutrir o cabelo. Devolver lipídio ao cabelo e isso é o papel dos óleos vegetais.

Reconstrução : É a fase mais importante para quem tem cabelo com química, já para cabelo sem química essa fase pode ser feita no máximo 1x por mês.

É a reconstrução que vai trazer a força e as proteínas que o cabelo perdeu com o processo químico. A reconstrução ficou conhecida na mesma época de lançamento das queratinas líquidas e kit de cauterização, é imprescindível em cabelos alisados ou coloridos mas que deve ser feita com cautela devido aos riscos do excesso de queratina.

O meu atual cronograma é esse : 

1ª Semana : Hidratação, Nutrição e Nutrição
2ª Semana : Hidratação Nutrição e Reconstrução
3ª Semana : Hidratação, Nutrição e Nutrição
4ª Semana : Hidratação, Nutrição e Reconstrução

Essa é a rotina capilar que funciona comigo, que tenho o cabelo ressecado e com química. Cada pessoa pode e deve adaptar em função do seu tipo de cabelo, se meu cabelo não tivesse química por exemplo eu não faria reconstrução a cada duas semanas por exemplo.

Como descobrir qual o tipo de máscara você tem? Para descobrir se a sua máscara é H, N ou R você vai ter que começar a ler a composição dos produtos e entender do que que é feita e quais os tipos de ingredientes que predominam na sua máscara. Apesar de muitas máscaras citarem na embalagem que são “hidratação profunda” muitas pessoas não sabem diferenciar os três tipos de tratamento capilar, então vou dar uma ajudinha a vocês para descobrirem qual tipo de máscara devem usar.

Ao ver uma máscara, procurem a composição, lá vocês vão ver a lista de ingredientes. A lista de ingredientes não é escrita de qualquer maneira não, os ingredientes lá colocados seguem um padrão e são escritos em ordem decrescente, ou seja do ingrediente mais concentrado ao menos concentrado. Apesar de 99% das máscaras terem a água como primeiro ingrediente isso não quer dizer que elas são hidratação, a água nesse ponto seria apenas a base da máscara, para saber qual o tipo dela é necessário ver a concentração dos outros ativos, de acordo com os ativos a máscara será classificada em :

Hidratação : Aloe vera (babosa), frutas, pantenol, mel, glicerina e extratos vegetais

Nutrição : Ceramidas, óleos vegetais e manteigas. Alguns exemplos : Manteiga de karité, óleo de coco, óleo de canola, óleo de argan, manteiga de cacau etc… Meu óleo favorito continua sendo o de coco, mas venho alternando com o óleo de girassol e o de nozes já que os dois são óleo com um grande teor de ceramidas.

Reconstrução : Procurem por queratina, arginina ou creatina ou colágeno, e aminoácidos em geral.

Eu já ví muita gente perguntando por quanto tempo é necessário fazer o cronograma, e a resposta é : Até o dia que você quiser seu cabelo tratado! Tratar o cabelo não é algo para ser feito de vez em quando, se você quer ter seu cabelo sempre bonito é necessário tratar sempre, principalmente quem tem cabelo com química.

A umectação não é obrigatória no cronograma mas por ter um excelente resultado no cabelo muita gente aderiu, não exatamente substitui uma nutrição mas ajuda a potencializar os efeitos dela. Falando em potencializar, quando meus cabelos estão muito secos eu coloco uma colher de óleo na máscara de nutrição, mas apenas quando meu cabelo está mesmo precisando, do contrário o cabelo pode ficar oleoso, se seu cabelo for seco ele pode gostar mas comece sempre colocando pouco óleo e em função do resultado você aumenta ou diminui a quantidade.

Alguma dúvida? Quem mais faz o cronograma ai?






Comente aqui!

Poliana Garcia - 23-07-2013 (12:29)

Adoreiiii, você foi a primeira que realmente explicou sobre a composição das máscaras, eu estava querendo muito fazer o cronograma mas nunca sabia ao certo qual máscara usar. Adoro o seu blog, parabéns linda 😉

[Reply]


Renata - 23-07-2013 (14:07)

Paula, <br />Se nao for pedir mto teria sugestao de mascaras legais para cada funcao?<br />Beijos Re

[Reply]


Unknown - 23-07-2013 (20:36)

Olá Paula,<br /><br />Comprei a manteiga de karitê e gostaria de saber se posso usá-la direto no cabelo como faço com os óleos na umectação, sem nenhuma máscara junto.<br />Muito obrigada

[Reply]


Werisson Lopes - 24-07-2013 (04:16)

Paula, pode me indicar alguma mascara de reconstrução e de hidratação(de nutrição ja tenho a Absolut Repair) para um cabelo ressecado e quimicamente tratado.<br /><br />Adorei o post!!! Bem detalhado. bjo

[Reply]


Vanessa Souza - 24-07-2013 (04:28)

Amei a explicação!! vou olhar os ingredientes das minhas máscaras! obrigada pelas dicas e a forma como você explicou!

[Reply]


Paula - 24-07-2013 (06:57)

Poliana<br /><br />Obrigada!

[Reply]


Paula - 24-07-2013 (07:36)

Renata<br /><br />Vou tentar, só não garanto que tenha muitos produtos brasileiros pq estou desatualizadas com eles.

[Reply]


Paula - 24-07-2013 (07:38)

Unknown<br /><br />Pode sim, só tome cuidado pra não passar demais e ensebar o cabelo. Aqueça na mão e depois passe no cabelo

[Reply]


Paula - 24-07-2013 (07:40)

Werisson<br /><br />De hidratação tem a maioria das marcas do mercado, se quiser alguma mais potente eu indicaria a Vitamino Color. Pra Reconstrução tem a da Joico e tem milhares que eu resenhei aqui no blog, clica na tag reconstrução aqui do lado direito que vc encontra.<br /><br />bjos

[Reply]


Paula - 24-07-2013 (07:41)

Vanessa<br /><br />Obrigada, vou tentar fazer outros posts com dicas de máscara.

[Reply]


Werisson Lopes - 24-07-2013 (22:45)

Paula,obrigado! vou dar uma olhada.

[Reply]


Geovana Rodrigues - 01-08-2013 (22:48)

Paula, eu sei que não tem nada a ver com o post mas eu queria saber se mechas californianas, ou descoloração do cabelo em geral, agride muito o cabelo? Estou pensando em fazer. Nunca pintei meu cabelo e ele não tem química . Eu sempre faco faço tratamentos naturais por medo de danos! E como eu posso evitar que meu cabelo fique seco quebradiço depois de descolorir? Beeijos.

[Reply]


Selma Tuji - 19-11-2013 (15:52)

Paula! Adoro o seu canal no You Tube! E foi através do mesmo, que descobri como cuidar melhor dos meus cabelos. Assistindo a matéria sobre cronograma capilar, veio a minha dúvida? Lavo meus cabelos no máximo 2 x na semana, com medo de eles ficarem muito ressecados. Como faço o cronograma? Meus cabelos tem química, tintura e progressiva. Beeeijos!

[Reply]


Paula - 19-11-2013 (18:59)

Selma<br /><br />Obrigada pelo carinho!<br /><br />Pode fazer normal, vc cria seu cronograma baseado em duas lavagens, eu faço três pq lavo 3x na semana mas vc pode fazer como achar melhor<br /><br />bjos

[Reply]


Eliane - 03-09-2014 (18:55)

Oi Paula, tudo bm? Qria mto uma dica sua. Meu cabelo está super seco, estragado, sem vida devido ao processo de luzes e eu tô tentando fazer um cronograma, mas não tô sabendo como organizar as máscaras. Tenho as seguintes: absolut repair loreal, liss ultime loreal, repair rescue schwarzkopf, silicon mix, aussie moist 3 minutos e dove óleo e nutrição, to qrendo comprar a x tenso loreal, será que

[Reply]


Paula - 09-09-2014 (08:12)

Eliane<br /><br />Tente classificar de acode com as dicas aqui, vou te dar uma dica : a absolut é nutritiva, a liss e a aussie são hidratantes, o resto não sei pq não tenho a composição e não conheço as máscaras

[Reply]


As mais lidas do blog!


Beleza Sem Fronteiras - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017