13 • janeiro • 2014

Minha Transição Capilar

Eu até já tinha feito um post falando sobre transição capilar mas não imaginava que falaria sobre minha transição tão cedo por aqui. 
Essa foto acima eu tirei com meu celular faz uma semana e depois de muito pensar resolvi parar de relaxar meu cabelo. Eu sei que vai demorar muito até ter o cabelo num comprimento que eu gosto de usar completamente cacheado mas vou tentar, não sei se vou conseguir já que nos últimos 5 anos eu já tentei duas vezes sem sucesso, mas pelo menos vou tentar.
Eu vejo muita menina que hoje usa o cabelo natural que diz que não conhecia a textura do cabelo, já que começou a alisar ainda na infância, eu comecei a alisar o cabelo em 2007 quando já era adulta, química comecei a usar mesmo com 17/18 anos e no começo era só a cada 6 meses e depois fui fazendo um relaxamento leve só na raíz a cada 3 meses mas ainda assim usava o cabelo cacheado.
Minha adolescência toda foi de cabelo cacheado, meu cabelo vivia a base do saudoso seda hidraloe e mais tarde seda keraforce, até hoje lembro exatamente o cheiro do seda hidraloe. Não dava muito trabalho, eu lavava ou molhava, passava o creme de pentear, amassava os cachos e estava pronta, na época não havia essa informação toda de tratamento de hoje em dia, de vez em quando eu hidratava com um creme qualquer e só.
O que mais eu lembro é que nessa época eu gastava pouquíssimo tempo cuidando do cabelo e ele era ok, não era o cabelo cacheado/crespo mais lindo do mundo mas também não me dava trabalho nenhum, e era mais saudável. Deixar de usar química para mim não quer necessariamente dizer que vou deixar de usar cabelo liso, só quer dizer que vou parar de relaxar, só isso, aliás ainda nem sei exatamente como vou usar ele mas isso é coisa para eu decidir mais para frente.
Em janeiro do ano passado eu já tinha parado de relaxar, mas como eu gosto de cabelo liso fiquei fazendo a progressiva Brazilian Afro Keratin da Inoar que não alisou bem meu cabelo e por isso a parte de dentro está um pouco enrolada, em novembro fiz um texlaxer que é um relaxamento mais leve.
Sobre a transição, basicamente há duas maneiras de voltar a ter cabelo cacheado : a primeira é cortar toda a parte alisada fazendo o que as americanas chamam de big chop e a segunda é ir cortando aos poucos, a medida que o cabelo cresce. Eu sempre tive cabelo comprido e fazer big chop é algo fora de cogitação para mim, nunca tive cabelo muito curto e não conseguiria me adaptar, então resolvi cortar aos poucos e semana passada mesmo cortei um pouco, meu cabelo está na altura da axila na parte de trás, mais ou menos aí já que com a raíz crespa eu não consigo ver exatamente o tamanho já que ele encolhe um pouco.
Sinto que ele embaraça muito e além das umectações e todos os cuidados que eu sempre tive, tenho feito mais cowash que é o que deixa ele mais desembaraçado por quase dois dias. Num próximo post falarei sobre minha rotina de cuidados com mais detalhes. Por enquanto continuo fazendo rabo de cavalo, e comprei uma peruca cacheada para tentar me acostumar bem a ela, no entanto achei muito volumosa e acabei alisando um pouco os cachos, ela está ondulada como nessa foto : 
Para mim foi um grande passo, e me achei estranha com esse cabelo cacheado, parecia outra pessoa mas coloquei para ir aos poucos me acostumando. Um cabelo mais cacheado acho que seria uma mudança mais radical e me conhecendo talvez não aceitasse, já mudando aos poucos no meu caso costuma funcionar melhor.
Conselhos para uma boa transição capilar? 






Comente aqui!

Nanda - 13-01-2014 (13:31)

Muito feliz por você. Já sigo seu blog desde a época que eu também relaxava meus cabelos e sempre adorei os seus posts, vídeos e artigos. A dois anos estou completamente natural e adorando os resultados de um cabelo forte, saudável e com com volume. Aguardo ansiosa seus artigos sobre a sua transição e dos produtos usados. Parabéns!!!!!!!!!!!

[Reply]


Paula - 13-01-2014 (13:34)

Nanda<br /><br />Se vc já passou por isso com certeza não vai aprender muito comigo já que sou nova nessa coisa de transição, eu é que preciso de conselhos! Eu optei por não fazer big chop e ir cortando aos poucos até ter certeza absoluta que é isso que realmente quero<br /><br />bjos

[Reply]


Nélida - 13-01-2014 (14:24)

Olá Paula! Tb estou ansiosa pelos progressos na tua transição! <br />Até parece que é minha hehehe.<br />Mas vais ver que vai valer a pena! O teu cabelo vai ficar mto saudavel e forte que vais te surpreender!<br />Mas tb se não te habituares podes relaxar que ninguém vai se zangar ctg :D<br /><br />beijinhos!!!

[Reply]


Cássia - 13-01-2014 (23:50)

Para forçar o cacheado do meu cabelo eu uso gel e difusor ou baby lis. Meu cabelo esta parecido com o seu, a maior dificuldade que encontro é que um produto que é bom para minha raiz enrolada não é bom para minhas pontas alisadas. Tenho receio de cortar curtinho, mas estou cortando uns 3 dedos por mês. Vou acompanhar suas dicas.

[Reply]


catia campos - 14-01-2014 (06:49)

Acho que ira ficar linda

[Reply]


Lívia Chaves - 14-01-2014 (12:56)

Oi Paula … minha opiniao… eu acho que vc fica mais bonita com o cabelo liso ou ondulado como no video abaixo. Mas como diz o ditado: cada um sabe onde seu calo aperta e o que é melhor para si… nao é verdade!? rsss. Boa sorte na transicao! Bjs!

[Reply]


Paula - 14-01-2014 (12:59)

Nélida<br /><br />Estou com medo mas lembro que era mais fácil, água e leave-in deixavam meu cabelo legal, já estou procurando linhas para cabelos cacheados e usando modeladores para os cachos, dessa vez eu estou mais confiante que vai dar certo =)

[Reply]


Paula - 14-01-2014 (13:01)

Cássia<br /><br />Eu tinha difusor mas terminei dando para uma amiga já que nunca usava, vou ter que comprar um, eu nunca usei gel apenas mousse adoro, define bastante os cachos

[Reply]


Paula - 14-01-2014 (13:01)

Cátia<br /><br />obrigada =)

[Reply]


Rebeca - 14-01-2014 (13:08)

Também acho que vai ficar bem bonita, vi uns cachinhos definidinhos alí. Eu estou em processo de transição de químicas, mas também já pensei várias vezes em deixar natural. Cortei chanel pra retirar boa parte da química, e estou mantendo na escova. Cada vez que lavo e vou escovar (eu mesma faço em casa) me dá vontade de parar tudo e tacar um alisante, mas estou segurando firme e já tem 4 meses

[Reply]


Paty Domingues - 14-01-2014 (16:37)

Tenho o cabelo tão crespo, tento maneirar no relaxamento mas a raiz não deixa! Embaraça demais! Vou seguir sua transição para pegar dicas!<br />Beijos!<br /><br />http://www.sociedadedoesmalte.com.br/2014/01/lol-china-glaze.html<br /><br />

[Reply]


AlineViana - 14-01-2014 (16:48)

Paula,<br />Fiquei super feliz quando li o título do post!!! Eu amo seu blog e a forma que lida com o cabelo. Acredito que vai tirar de letra e ensinar muito a todos nós!!! Estou na transição há 5 meses. Fiz um corte chanel pq meu cabela estava MUITO estragado. Mas também não sou adepta do joãozinho! Temo sofrer com isso. Não sei onde vou chegar! Mas a vontade de voltar a ser cacheada após 20

[Reply]


Waaan - 14-01-2014 (18:47)

Eu apoio, você fica muito mais bonita Cacheada xD

[Reply]


Eliane - 15-01-2014 (21:28)

Paula, eu também faz um tempinho que leio quase tudo no seu blog. Gosto muito das suas dicas. Já comprei alguns produtos indicados por você e realmente valeram a pena. Comecei a pesquisar sobre cabelo, quando tive um corte químico e meu cabelo estava na UTI. Como meu cabelo estava muito frágil, eu passei 10 meses sem alisar, mas não resisti…alisei. No meu caso, a parte crescida era muito cheia

[Reply]


Estrela - 16-01-2014 (02:57)

Paula,<br /><br />Que big supresa! Jamais imaginaria que vc quisesse voltar ao cacheado, pois te vejo sempre tão envolta e dedicada as madeixas<br />lisas, também sempre aprendo muito contigo, PORÉM, te entendo,<br />é ruim ficar dependente de químicas, sem contar quando o nosso corpo não aceita, e também tem o fato de que é bom a gente poder mudar, cansar e querer fazer algo diferente, acho que

[Reply]


Paula - 16-01-2014 (08:50)

Rebeca<br /><br />Eu estou pensando em cortar no ombro, essa semana corri para comprar bigoudim e alguns produtos para cabelos cacheados. Estou tomando vitaminas e me forço a tomar todo dia suco de cenoura com outras frutas e folhas pra ajudar no crescimento de maneira interna mas tenho muito medo de fraquejar no caminho…vou continuar falando de minha evolução na transição aqui, pq ler os

[Reply]


Paula - 16-01-2014 (08:52)

Paty<br /><br />No meu caso eu achava impossível, mas estou disposta a tudo pelo cabelo mais saudável

[Reply]


Paula - 16-01-2014 (08:57)

Aline<br /><br />Eu tb tenho um aplique tic tac cacheado e uma meia peruca cacheada, até postei a foto no facebook, não é a solução mas acho um bom paliativo para quem não quer cortar agora. Sem química de tudo eu estou só há 2 meses mas tenho quase 1 anode crescimento de uma cabelo &quot;meio termo&quot; que eu tenho certeza que posso conseguir enrolar essa parte apesar dela ser só por dentro e

[Reply]


Paula - 16-01-2014 (08:59)

Waaam<br /><br />Obrigada =)

[Reply]


Paula - 16-01-2014 (09:01)

Lívia<br /><br />Eu continuo gostando do liso, mas apesar de todos os cuidados que tenho ele não estava ficando bonito então eu cansei sabe? Com meu cabelo sem química eu usava qualquer seda, amassava os cachos e tava pronta, mesmo sem muita hidratação meu cabelo ficava ok…era tão mais fácil….

[Reply]


Paula - 16-01-2014 (09:05)

Eliane<br /><br />O frio sempre foi a coisa que mais temi em se tratando de cachos, então conversei com muitas meninas que moram aqui na Europa e elas me garantiram que com a técnica correta eu não precisaria molhar o cabelo todo dia de manhã por exemplo, e que se precisasse poderia só umedecer de leve….Eu já tentei outras duas vezes deixar deixar natural e acabei desistindo, espero conseguir

[Reply]


Paula - 16-01-2014 (09:19)

Estrela<br /><br />Eu continuo louca pelo liso, mas já faz um tempo q meu cabelo não tem ficado bomn apesar do tempo e dinheiro investido, eu cuido bastante e meu cabelo teoricamente deveria estar melhor. Passei quase um ano só fazendo progressiva o que teoricamente é mais fraco que relaxamento já que não alisou muito e mesmo assim meu cabelo não melhorou, eu cuido demais e por exemplo a parte

[Reply]


Bárbara - 17-01-2014 (08:39)

sucesso Paula eu também gostaria de deixar de pintar o meu cabelo mas vai ser impossível com a minha idade já aparece muitos cabelos brancos e se fosse por todo eu ate k não me importaria mas é mais na frente e nos lados pintei o meu cabelo parecido com o meu natural e tenho evitado pintar a cada 2 meses mas a verdade é que sinto muita falta do ruivo que era o que tinha mas toda a manutenção que

[Reply]


Paula - 18-01-2014 (21:05)

Bárbara<br /><br />Eu já tentei 2x parar com a química e é mesmo muito difícil. O cabelo estraga muito rápido e para reparar muitas vezes leva meses. Por pior que seja vc temque continuar cuidando pq sem tratamento ele poderia estar pior, eu já por vezes quis desistir e raspar a cabeça hahaha mas no final sempre melhorava depois de um bom tratamento.

[Reply]


Adriana Miranda - 18-01-2014 (22:10)

Torço por você Paula, pois imagino que deve ser difícil esta mudança, mas você conseguirá e logo estará com cabelo todo cacheado. Seja persistente. Gosto muito das suas dicas. Bjs! Adriana

[Reply]


Paula - 19-01-2014 (08:36)

Adriana<br /><br />Sim, é muito dificil mas dessa vez eu tô muito empenhada, sabe? E poder já enrolar um pouco já ajuda, obrigada, beijos

[Reply]


La bella vita - 21-01-2014 (08:02)

Boa Sorte Paula. O meu cabelo também está assim. Não tenho coragem de cortar. Por enquanto, uso sempre bobs. Me arrependi amargamente de ter alisado o meu cabelo. :/

[Reply]


Karina - 05-02-2014 (20:11)

Oi Paula,<br /><br />Também estou em fase de transição. Tem apenas 2 meses sem quimica. Meu cabelo estava caindo muito mesmo usando produtos bons (Joico, loreal, Schwarzkopf, Alfaparf e outros). Fui a dermatologista e após alguns exames me disse que o problema estava no tioglicolato que eu usava para alisar (X-tenso). E resumiu a conversa dizendo &quot;Se continuar a relaxar vai voltar aqui

[Reply]


Paula - 10-02-2014 (10:00)

Karina<br /><br />Eu tenho usado apliques e feito texturização, preciso até falar mais disso aqui no blog, e é o que tem me ajudado, eu acabei de fazer três meses sem química, estamos mais ou menos no mesmo barco, depois a recompensa vai ser maior!<br /><br />bjos

[Reply]


Yone - 12-02-2014 (11:47)

Ainda não tinha postado meu comentário aqui!rss.Eu como uma ex-alisada, é claro que aprovo e incentivo sua decisão.Eu tb não cortei, passei para uma qu[imica mais leve e depois parei com a química e usei um mega por 5 meses.Qdo tirei os cabelos já estavam cacheados e fui cortando as pontinhas em intervalos de 3 a 4 meses até ficar todo igual. Os pontos positivos vc já sabe: libertação da chapinha

[Reply]


Denise Marinho - 12-12-2014 (15:28)

Muito bom o seu post! gosto de franqueza, de gente que se posiciona, sabe? A Estrela também disse tudo! &quot;o que for melhor, sem culpa&quot;. <br /><br />Ressalto isso porque fiz a experiência de estilizar meu cabelo cacheado e… bom, para mim foi um dos piores dias de 2014 (ano que se me permitem dizer, ~não está sendo fácil~ para mim). Todo mundo amou, menos eu. Foi como se eu usasse uma

[Reply]


Paula - 15-12-2014 (14:20)

Denise<br /><br />Todo mundo diz que quem alisa renega a raça, mas engraçado que ninguém fala nada das pessoas brancas que se bronzeiam né? Me poupe! As pessoas precisam parar de se incomodar com a vida alheia…se a fulana, alisa, cacheia ou pinta isso é escolha dela!<br /><br />Quando eu escrevi esse post há quase um ano atrás eu nem sabia se a minha transição ia dar certo, hoje eu sei que não

[Reply]


As mais lidas do blog!


Beleza Sem Fronteiras - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017